Quarta, 18 de Maio de 2022
23°

Poucas nuvens

Oeiras - PI

Oeiras Vacinação

Sábado (30) é Dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo em Oeiras

A vacinação acontece das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

29/04/2022 às 14h59 Atualizada em 29/04/2022 às 16h41
Por: Yasmin Osório Fonte: Redação Oeiras em Foco
Compartilhe:
(Foto reprodução/ Divulgação)
(Foto reprodução/ Divulgação)

Oportunizar o amplo acesso à vacinação dos públicos-alvo como medida preventiva para ocorrência de doenças evitáveis, reduzindo as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza e sarampo na população. Esse é o objetivo do Dia D de Vacinação contra Influenza e Sarampo, organizado pela da Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado (30), em Oeiras.

Poderão receber a dose contra a influenza crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, idosos e trabalhadores de saúde não vacinados. Já a vacina contra sarampo estará disponível para crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos de idade. 

A vacinação acontece das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A estratégia de vacinação contra o sarampo, com a vacina tríplice viral, foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1992 e tem o propósito de controlar surtos de sarampo, reduzir internações, complicações e óbitos. 

A vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo.

O que é a influenza?

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. 

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias