Neste sábado (13) por volta das 00:10 horas aconteceu algo que chamou atenção de muita gente que mora em Oeiras, no Nordeste e no Norte do Brasil. Por alguns segundos, uma luz de alta intensidade 'clareou' a noite.
Muitos ficaram se perguntando o que aconteceu, imaginou coisas criminosas e outras até se assustaram. Mas de fato, o que se trata essa claridão?
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clivando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
A redação do Portal Oeiras em Foco foi buscar, através de fontes seguras, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - (INPE) que nada mais trata-se de um evento denominado de chuva de meteoros Delta Aquáridas. Essa chuva de meteoros é produzida pelos detritos rochosos deixados pelos cometas Marsden e Kracht que estão na trajetória orbital da Terra.
E em especial, o que a população de Oeiras, do Nordeste e Norte viu, foi o exercício do cometa 13P/Olbers, que é considerado como um "tipo Halley", um ponto brilhante frequentemente estudado pelos astrônomos, posto que há especulações sobre sua órbita ser acompanhada de uma chuva de meteoros associada em Marte.
Evento vai acontecer até o fim do mês
A chuva de meteoros Delta Aquáridas, visível de todo o Brasil, mas em especial nas regiões citadas acima, que pode ser observado a partir do dia 12 de julho, mas poderá ser visto durante todo o restante do mês, com pico no dia 31 de julho.Em seu pico, podem ser vistos de 20 a 25 meteoros por hora. A atividade máxima dos meteoros será noites de 30 e 31 de julho como dito anteriormente, a partir das 21h. Podendo ser de maior ou menor intensidade dependendo da sua localização, como foi o observado por populares no Piauí, neste sábado (13).
Sem pânico
Portanto não precisa ter medo, ficar assustado ou algo semelhante, apenas aprecie o evento que acontece em média há cada 69 anos.
Veja as imagens regitradas em algumas cidades no vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram