Nem o vai e vem da chuva e tampouco uma série de incidentes anularam a vantagem da McLaren neste sábado de classificação do GP da Hungria. Lando Norris conquistou sua segunda pole de 2024 anotando 1m15s227 em sua melhor volta; a 0s022 dele, Oscar Piastri garantiu a dobradinha da equipe britânica no grid da corrida deste domingo. Max Verstappen ficou em terceiro lugar.
Norris também já havia largado da posição de honra no grid na Espanha, mas não converteu o resultado em vitória - que ficou com Verstappen. Ao todo, o britânico chega a três poles já conquistadas na carreira. Será, porém, a primeira vez em uma dobradinha da McLaren, que não largava em primeiro no Circuito de Hungaroring desde a pole de Lewis Hamilton, em 2012.
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clivando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
A Ferrari e a Mercedes foram apenas coadjuvantes na disputa pela pole, centrada na McLaren e na RBR - esta, desfalcada pela quarta vez no ano porque Sergio Pérez bateu no Q1. A equipe britânica foi ganhando mais força no decorrer da sessão, chegando a liderar o segmento intermediário com Norris.
A RBR não vence há duas corridas e trouxe para Hungaroring um importante pacote de atualizações no qual deposita muitas expectativas. Porém, até aqui, as mudanças no RB20 ainda não trouxeram o resultado esperado: Norris foi o mais rápido em dois dos três treinos livres, enquanto a Ferrari de Carlos Sainz liderou o primeiro.
Resultado
O terceiro treino livre do GP da Bélgica será neste sábado, 20, a partir das 7h30 (horário de Brasília). O ge acompanha tudo em tempo real.
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Começou a chover cerca de dez minutos antes da sessão, mas a pista secou o suficiente para que o Q1 pudesse começar com o uso dos pneus macios; Hamilton desbancou a volta de referência anotada por Sainz. Ainda assim, as condições não ajudaram: Sargeant acabou travando os pneus na curva 1 e acertou o muro de frente.
Minutos depois, a bandeira vermelha chegou: acionada por Pérez, que bateu com força no muro da curva 8. Sua RBR foi removida do trecho, e a classificação recomeçou com, na prática, menos de três minutos restantes na pista.
Na bandeirada, Ricciardo saiu de 16º para a liderança, desbancando Hamilton por 0s037. A manobra, porém, mandou Pérez e Russell direto para a zona de eliminação. O piloto da Mercedes não conseguiu sair para uma tentativa final por não ter combustível suficiente. Magnussen, por outro lado, foi outro que conseguiu se salvar no minuto final, por apenas 0s035.
ELIMINADOS
16º SERGIO PÉREZ (RBR)
17º GEORGE RUSSELL (MERCEDES)
18º GUANYU ZHOU (SAUBER)
19º ESTEBAN OCON (ALPINE)
20º PIERRE GASLY (ALPINE)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
ainz voltou a anotar o tempo de referência, permanecendo o único até os dez minutos finais - quando Verstappen, calçando pneus macios novos, completou sua primeira tentativa valendo a liderança. Piastri garantiu o segundo lugar, a 0s015 do tricampeão, e Ricciardo era o único sem volta registrada.
Os carros voltaram dos boxes a dois minutos do fim, quando Norris desbancou Verstappen da liderança. Hamilton, um dos primeiros a completar sua última volta do segmento, foi apenas sétimo e caiu para décimo; porém, assegurou sua ida ao Q3.
ELIMINADOS
11º NICO HULKENBERG (HAAS)
12º VALTTERI BOTTAS (SAUBER)
13º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
14º LOGAN SARGEANT (WILLIAMS)
15º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS).
Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
A primeira tentativa de Norris não impediu Verstappen de anotar a melhor volta na abertura do segmento. Mas a segunda, sim: o britânico superou o rival abrindo 0s3 sobre ele, pouco antes de voltar a chover. As condições climáticas, entretanto, se estabilizaram.
Os carros voltaram à pista com três minutos restantes: Piastri desbancou Verstappen da vice-liderança; e o holandês, que completou sua volta em seguida, não conseguiu melhorar seu próprio tempo. Antes que outros pilotos pudessem prosseguir com suas tentativas finais, no entanto, Yuki Tusnoda bateu na barreira da curva 5 após quase decolar quando passou em uma zebra.
A sessão recomeçou após quase 15 minutos de pausa, a dois da bandeirada: Sainz, porém, retornou aos boxes. O primeiro a receber a bandeirada foi Hamilton, confirmando seu quinto lugar; depois, Norris, cuja última volta não chegou a mudar muita coisa mas manteve sua pole assegurada.