O Instituto Qualitativa divulgou os resultados de uma pesquisa de intenção de votos para a eleição municipal de Oeiras, realizada entre os dias 7 e 8 de agosto de 2024. A pesquisa, que envolveu 400 entrevistados, é a primeira conduzida após as convenções partidárias que oficializaram as candidaturas de Dr. Hailton pelo Solidariedade e Zé Alberto pelo PSD.
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clivando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
Segundo o Instituto Qualitativa, Dr. Hailton (Solidariedade) lidera a corrida eleitoral com 50,25% dos votos, uma diferença de 5.524 votos à frete do Zé Alberto (PSD) que pontuou 32,25%. No caso se a eleição fosse hoje, Dr. Hailton teria 15424 votos e Zé Alberto 9900. O número de indecisos também chamou atenção. Oeiras tem um eleitorado de 30.698.
Segundo o Qualitativa, 4297 eleitores (14%) ainda estão indecisos, brancos ou nulos 1077 (3,5%).A pesquisa foi realizada com uma amostra de 400 pessoas e possui um nível de confiança de 95%, margem de erro de 4,87%, e um nível de significância de 5%. A amostra abrangeu tanto a zona urbana quanto a rural e foi registrada com o número PI-08014/2024.
Instituto já teve pesquisa suspensa
No dia 11 de julho, o juiz Rafael Mendes Palludo, da 5ª Zona Eleitoral de Oeiras, determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral do Instituto Qualitativa por indícios de irregularidades no formulário.
No questionário aplicado, a pergunta nº 07, que induzia o entrevistado a associar os pré-candidatos locais a figuras políticas nacionais polarizadoras, como o governador Rafael Fonteles, o senador Ciro Nogueira, o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Essa associação, segundo a representação, compromete a imparcialidade da pesquisa, induzindo os eleitores a associarem suas preferências eleitorais a sentimentos e opiniões formadas sobre os ex-presidentes, distorcendo a realidade das eleições locais.
Mín. 22° Máx. 36°