A Justiça Eleitoral concedeu uma liminar representada pelo Movimento Democrático Brasileiro, MDB de Santa Rosa do Piauí, para que a coligação "Santa Rosa Segue em Frente", fizesse o remoção de conteúdo com uso da Inteligência Artificial para criar conteúdos mentirosos e desinformativo.
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clivando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
O nome da prática se chama e "deep fake", é uma técnica que utiliza inteligência artificial (IA) para alterar vídeos ou fotos, por exemplo, para se criar conteúdos falsos. A coligação de do Candidato Chicos Santos (PT-PI), estava usando dessa prática para desinformar e prejudicar a imagem do candidato Marlon Sousa, promovendo, assim, um desequilíbrio na disputa eleitoral.
A prática viola o disposto na Resolução nº 23.732/2024 do Tribunal Superior Eleitoral, que proíbe o . O descumprimento dessa regra configura abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação social, sujeitando o infrator a penalidades severas, como a cassação do registro ou do mandato.
O primeiro vídeo seria da medalhista olímpica deste país, sendo entrevistada por um repórter e no ato da entrevista a mesma pedia para que sigam o Chico, fazendo alusão ao candidato a prefeito da chapa representada Chico Santos, aparecendo logo após ao “pedido da atleta” a imagem do Instagram do referido candidato, pedido ajuda e engajamento social.
O segundo vídeo, se refere ao fato de também com uso da inteligência artificial, a coligação representada por meio de sua militância divulgar vídeo de um fanático eleitor e empregado de uma das empresas da família do autor desta demanda, afirmando ladeado do mesmo em uma mesa que o candidato Marlon Sousa (do lado do vídeo) está com mal cheiro.
Dessa forma, o Juiz Eleitoral da 5ª Zona Eleitoral, reconheceu que e a contínua veiculação desses vídeos pode agravar o impacto negativo sobre a disputa eleitoral (lisura, integridade, equilíbrio do pleito) o que caracteriza o perigo na demora (periculum in mora), sobretudo diante do meio de comunicação escolhido pelo representado para divulgação da propaganda negativa e irregular possuir grande alcance, além de a mesma possuir perfil de acesso público, com possibilidade de visualização e compartilhamento por um número ilimitado de pessoas, o que facilita a viralização do conteúdo postado.
Diante do exposto ele determinou que:
Rafael Palludo deu dois dias para que a coligação "Santa Rosa Segue em Frente" apresente sua defesa.
Mín. 22° Máx. 36°