Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam, nesta quinta-feira (24), mais de 1600 pneus irregulares em uma loja de artigos automotivos e motopeças em Picos. Os produtos haviam sido “remoldados”, passado por uma reforma que é proibida para comercialização.
Por não atender às normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os pneus foram retirados de circulação e levados para o depósito do Imepi em Teresina, nesta sexta-feira (25).
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clivando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, além do prejuízo financeiro para o consumidor, um pneu irregular pode gerar um grave acidente de trânsito.
"Durante uma fiscalização de rotina na região centro-sul do Piauí, nossa equipe de fiscais dos setores da Qualidade e Metrologia identificaram uma grande quantidade de pneus remoldados de forma grosseira sendo comercializados ilegalmente. Os pneus estavam abaixo do preço de mercado e sendo vendidos de maneira ilegal, o que pode ocasionar um acidente com vitimas fatais", explica.
A multa para esse tipo de infração pode chegar até R$ 1,5 milhão, a depender do grau, reincidência e porte da empresa. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.
Mín. 26° Máx. 39°