Quinta, 16 de Janeiro de 2025
21°C 28°C
Oeiras, PI
Publicidade

Operadoras batem 94% da meta de cobertura 5G prevista para 2025

Implantação de infraestrutura avançou em 2024; até 2030 há metas relacionadas ao leilão do 5G, disputado em 2021 e vencido por Claro, Tim e Vivo

Pablo Carvalho
Por: Pablo Carvalho Fonte: Poder 360
23/12/2024 às 18h18
Operadoras batem 94% da meta de cobertura 5G prevista para 2025

As operadoras de telecomunicações que venceram o leilão de 5G em 2021 (Claro, Tim e Vivo) concluíram em 2024 o equivalente a 94% da meta de infraestrutura calculada para 2025. Segundo Marcos Ferrari, presidente da Conexis, associação que reúne as maiores telecoms do país, a implementação da tecnologia está acelerada devido a demanda dos usuários.

“Quando a gente compara com o mesmo período do 4G, temos mais que o dobro de usuários de 5G. As pessoas querem a tecnologia à sua disposição no dia a dia”, disse.

O cronograma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) prevê obrigações de cobertura para o 5G até julho de 2030. Atualmente, há 5G ativo em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes. Segundo Ferrari, são 38 milhões de brasileiros atendidos pela tecnologia nesta momento.

Ferrari tem 50 anos e, desde 2019, preside a entidade que representa as maiores operadoras de telecomunicação do país. É economista, foi diretor de Governo e Infraestrutura do BNDES e secretário de Planejamento do ministério do Planejamento.

Ferrari diz que a Conexis defende o debate sobre o fair share –compartilhamento de receitas das big techs com provedores de conexão. Em 2025, a entidade pretende dar sequência à iniciativa.

“O que estamos assistindo é uma clara e expressiva dominância econômica [pelas big techs]. O que defendemos é que a gente não pode fugir do diálogo. Temos que conversar com os setores envolvidos e com todo o ecossistema para ter uma solução equilibrada e uso mais eficiente da rede“, disse. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias