O avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na quarta-feira, 25, foi abatido por um sistema de defesa aérea russo, disseram quatro fontes do Azerbaijão à agência de notícias Reuters.
O avião comercial com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, caiu na cidade de Aktau, no Cazaquistão. Trinta e oito pessoas morreram, segundo o vice-primeiro-ministro do país, citado pela imprensa local.
O voo havia desviado uma área onde a Rússia tem usado sistemas de defesa aérea contra ataques de drones ucranianos nos últimos meses.
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
A Azerbaijan Airlines confirmou que o avião Embraer 190, cujo voo tinha o número de J2-8243, voava de Baku para Grozni, na Tchetchênia, Rússia, mas foi forçado a fazer um pouso de emergência a 3 km quilômetros de Aktau, cidade que fica na margem oposta do mar Cáspio em relação ao Azerbaijão e à Rússia.
A Rússia descreveu a queda do avião como possivelmente causada por uma colisão de pássaros.
Segundo a Reuters, as autoridades não explicaram por que a aeronave havia cruzado o mar, mas o acidente ocorreu depois de ataques de drones ucranianos este mês na região. O aeroporto russo mais próximo na rota do voo estava fechado na manhã de quarta-feira.