Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
21°C 32°C
Oeiras, PI
Publicidade

Ministério da Saúde atende 100% da demanda por vacinas no Piauí

Somente no ano passado, foram aplicadas o total de 2,6 milhões de doses na população piauiense.

Pablo Carvalho
Por: Pablo Carvalho Fonte: GP1
13/01/2025 às 09h31
Ministério da Saúde atende 100% da demanda por vacinas no Piauí

O Ministério da Saúde enviou mais de 9,5 milhões de doses de vacinas ao Piauí entre 2023 e 2024, garantindo o abastecimento das vacinas do calendário básico no estado. Somente no ano passado, foram aplicadas 2,6 milhões de doses na população piauiense, retomando as coberturas vacinais, que haviam caído nos últimos anos. Todas as demandas apresentadas pelos estados foram atendidas, incluindo imunizantes de meningite e coqueluche, cujos estoques estão assegurados para os próximos seis meses.

No âmbito nacional, o Brasil registrou aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas do calendário infantil em 2024, sendo que 12 superaram os percentuais alcançados no ano anterior. O lançamento de um painel interativo, em dezembro de 2024, permitiu o acompanhamento detalhado da distribuição de mais de 604 milhões de doses desde 2023. A plataforma, que inclui dados de todos os estados, fortalece a transparência e a gestão tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI

Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco

Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco

Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV

Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco

Apesar de desafios como a escassez global de matéria-prima para a produção de vacinas como a varicela e a tetraviral, o Ministério da Saúde garantiu o fornecimento de 1,7 milhão de doses destinadas a bloqueios de surtos em 2024. Para 2025, a pasta assegurou a normalização do abastecimento por meio de novos fornecedores, além de reforçar os estoques de imunizantes contra a Covid-19. Entre outubro e dezembro de 2024, foram distribuídas 3,7 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus aos estados.

O planejamento logístico inclui a aquisição de 69 milhões de doses de vacinas que poderão ser utilizadas nos próximos dois anos, por meio de uma ata de registro de preços, garantindo entregas graduais e minimizando o desperdício. Em 2024, o Ministério também evitou a perda de mais de 12,3 milhões de doses de vacinas que seriam descartadas, economizando cerca de R$ 252 milhões.

O compromisso com a imunização foi reforçado com a destinação de mais de R$ 7 bilhões para a compra de vacinas em 2025, garantindo o atendimento às demandas da população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias