Uma gestante, que preferiu não se identificar, procurou a redação do Portal Oeiras em Foco na noite desta terça-feira (28), para denunciar o mau atendimento e o impedimento ao atendimento médico na UBS do bairro Várzea, em Oeiras.
Segundo a gestante, ela vem sentindo falta de ar e, com isso, vem se cansando muito rápido e sentindo algumas dores. Após uma visita da agente de saúde, ela foi orientada a procurar atendimento médico na UBS de referência.
Acontece que quando a gestante chegou à Unidade Básica de Saúde e relatou o problema, ela foi informada de que o caso não precisaria de um médico e a enfermeira que estava de plantão, na terça-feira (28), era quem iria lhe atender.
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
Segundo a ela, passou a manhã toda lá e, quando chegou a sua vez de ser atendida, a enfermeira disse que ia almoçar e não tinha atendido, pensando que era pré-natal.
"Eu cheguei lá cedo como orientado pela agente de saúde. Tinha só umas crianças para pesar, mas passei a manhã toda. Quando chega minha vez, a enfermeira de nome Yarla, disse que ia almoçar, e que não tinha me atendido porque pensava que era pré-natal. Além da grande demora, de me impedir de fazer a consulta médica, terminei ficando sem atendimento nenhum, e me questiono: o que tem a ver o pré-natal? E se fosse?", questiona a grávida.
Ela relatou que, depois disso, foi ao prédio da Prefeitura Municipal de Oeiras para tentar falar com a ouvidoria, porém, ao chegar lá, não tinha ninguém no departamento.
"Fui à prefeitura procurar a ouvidoria, e quando cheguei lá, não tinha ninguém para me atender no departamento. Então, achei muito desumano o que fizeram comigo e, por esse motivo, estou recorrendo a vocês", desabafou.
O que diz a Secretaria de Saúde de Oeiras
O Portal Oeiras em Foco procurou a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Assessoria de Imprensa da PMO, que emitiu uma nota de esclarecimento afirmando que a equipe estava realizando atendimentos de Puericultura, e que a gestante se dirigiu-se por sua escolha a sede da prefeitura.
Porém a Secretaria não explicou o motivo da gestante ser impedida de falar com o médico, nem o tempo de espera e nem quais providências seriam tomadas.
Veja a nota completa abaixo:
Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras
A Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras vem a público esclarecer os fatos relatados na matéria intitulada: “Gestante que vem sentindo falta de ar denuncia que não foi atendida na UBS da Várzea: ‘passei a manhã toda’”.
Após apuração dos acontecimentos, verificamos que o atendimento ocorreu conforme os protocolos estabelecidos. No momento do ocorrido, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Várzea estava realizando atendimentos de Puericultura, incluindo pesagem, vacinação e acompanhamento nutricional de crianças. Assim que informada sobre a necessidade da gestante, a profissional de saúde esclareceu que o atendimento seria prestado assim que concluísse os atendimentos em andamento.
A paciente, por sua escolha, dirigiu-se à sede da Prefeitura Municipal para buscar esclarecimentos sobre o ocorrido.
Reiteramos que as Unidades Básicas de Saúde são voltadas a atendimentos ambulatoriais e preventivos. Já os casos de urgência e emergência obstétrica devem ser encaminhados ao Pronto Atendimento Obstétrico do Hospital Regional Deolindo Couto, que dispõe da estrutura adequada para esse tipo de atendimento.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça seu compromisso com a transparência e com a qualidade da assistência prestada à população. Nossa Ouvidoria está à disposição para acolher sugestões, dúvidas ou demandas da comunidade, visando sempre o aprimoramento dos serviços de saúde no município.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras