Por Pablo Carvalho
Bastou eu acompanhar um pouco mais o noticiário de Simplício Mendes, cidade localizada a 104 km de Oeiras, para me surpreender com as particularidades do "mundo" político daquele município.
Trabalhando como editor-chefe do Portal Oeiras em Foco, tenho uma noção maior das particularidades de cada cidade. No início de 2025, várias pessoas que acessam nossa plataforma de notícias em Simplício Mendes relataram uma série de situações inusitadas. Entre elas, um prefeito que faz rondas para prender animais soltos na rua, um vereador que está em seu terceiro mandato consecutivo como presidente da Câmara Municipal, e um carro do poder legislativo que acumula mais de R$ 6 mil em multas e é disputado para transportar bodes e porcos pelos apadrinhados dos vereadores.
Pois bem, amigos, especialmente os de Simplício Mendes, hoje aconteceu mais um episódio curioso. Posso contar? Então, vamos lá... O vereador da oposição, Weliton Leal (MDB), comemorou em suas redes sociais a chegada de duas ambulâncias, que, segundo ele, foram solicitadas por ele ao deputado federal Francisco Costa.
Porém... sim, porém... a Prefeitura Municipal de Simplício Mendes emitiu uma nota desmentindo o vereador. A nota afirma que as ambulâncias fazem parte da renovação automática da frota, que ocorre a cada cinco anos, e que não se trata de nenhum pedido específico do vereador. Confira abaixo:
Mas voltando ao parágrafo inicial, onde mencionei o carro com R$ 6.012,50 em multas — muitas delas aplicadas à noite, inclusive na BR, no sentido de Petrolina —, ele agora está impedido de trafegar nas rodovias federais. Se for pego, é "tchau"! No entanto, o veículo continua sendo muito útil e, às vezes, até é motivo de discórdia, pois os apadrinhados dos vereadores o usam para transportar blocos, porcos, bodes e até para viagens a sítios nos fins de semana. E o presidente da Câmara faz o quê? Nada. Afinal, ele é o mais "errado" de todos.
Sim... Primeiro, mantém o veículo com multas atrasadas. Segundo, está no terceiro mandato como presidente, o que é vedado por lei. Terceiro, a Câmara tem um nível de transparência baixíssimo — aliás, o site nem funciona direito, amigos. Pesquisem aí (https://transparencia.simpliciomendes.pi.leg.br/simpliciomendes/noticia/exibir/?id=12747). Deixei o link para facilitar, kkkk. Nem a transparência funciona. Eita, Simplício Mendes diferente!
Tem mais: gente do Morro dos Cavalos ganhando licitação que mal tem casa para morar... multas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a prefeitura, para a assistência social, para a secretaria de saúde... Chega!
Vou fazer uma visita a Simplício Mendes em breve, passar pelo menos uma semana lá. Pelo jeito, vamos deixar vários processos para o Ministério Público analisar. Falando em MP-PI, a promotoria de Simplício Mendes me parece tão morosa... Mas vamos ver. Deve ser por causa da quantidade de coisas para fiscalizar...
Me aguarde, Simplício Mendes...