O governador do Piauí, Rafael Fonteles, decretou estado de emergência para Oeiras e mais 128 municípios do estado devido à seca. O decreto foi assinado na última quarta-feira (2) e terá validade de 90 dias.
De acordo com o documento, a medida foi tomada devido à irregularidade das chuvas, à redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos e às perdas agrícolas enfrentadas por pequenos produtores. A situação é mais crítica na região centro-norte, na divisa com o Ceará, e nos municípios das mesorregiões sudoeste e sudeste.
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
O decreto destaca que as previsões climáticas indicam chuvas abaixo da média, distribuídas de forma irregular, além de temperaturas acima do normal.
Em algumas cidades do semiárido, a crise hídrica já compromete o abastecimento de água tanto nas zonas rurais quanto urbanas, conforme relatórios das prefeituras e inspeções realizadas pela Secretaria responsável.
Com isso, o prefeito de Oeiras, Dr. Hailton Alves, e demais cidades, poderão solicitar ter acesso e/ou solicitar recursos emergenciais que não estavam previsto ou autorizado em orçamento. Além da colaboração entre diferentes níveis de governo (estadual, federal e municipal) para otimizar os esforços de resposta à emergência.
Veja as cidades do Vale do Canindé que tiveram emergência decretada: