A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Varjota realizou, nesta semana, palestras educativas sobre prevenção e combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. As ações aconteceram na Escola Municipal Laurenice Nunes Viana, no povoado São Miguel, e no CETI São João Batista, na sede do município, reunindo professores, alunos e funcionários das instituições.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos dessas doenças e reforçar medidas simples que podem ser adotadas no cotidiano para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses. Durante os encontros, os profissionais de saúde destacaram os sintomas das doenças, as formas de transmissão e os cuidados necessários, especialmente em períodos de chuva e calor, quando a reprodução do mosquito aumenta.
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
Envolvimento da equipe de saúde
O evento contou com a participação de uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, composta por:
Mariana, enfermeira;
Layara, coordenadora da Atenção Básica;
Ronaldo, coordenador de Vigilância em Saúde;
Jackson, coordenador de Vigilância Sanitária;
Maynara, psicóloga;
Cleiton e Edilson, agentes de endemias.
Os especialistas explicaram como identificar possíveis focos do mosquito em casa e no ambiente escolar, além de reforçar a importância de eliminar água parada em recipientes como vasos de plantas, pneus e garrafas.
Compromisso com a saúde pública
O secretário municipal de Saúde, Hélio Neri, destacou a importância dessas ações para a prevenção de surtos no município. "A educação em saúde é uma das melhores estratégias para reduzir os casos de arboviroses. Queremos que os alunos sejam multiplicadores dessas informações em suas casas e bairros", afirmou.
A Prefeitura de São João da Varjota segue intensificando as campanhas de conscientização e medidas de controle do Aedes aegypti, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar da população.