Sábado, 14 de Junho de 2025
22°C 28°C
Oeiras, PI
Publicidade

Exclusivo: Adolescente de Oeiras é alvo de ação contra grupo que promovia apologia ao nazismo, incitação à crianças e adolescentes

O mandado contra o adolescente foi cumprido no dia 20 de maio.

Pablo Carvalho
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
28/05/2025 às 15h18
Exclusivo: Adolescente de Oeiras é alvo de ação contra grupo que promovia apologia ao nazismo, incitação à crianças e adolescentes

Um adolescente de 17 anos teve o celular apreendido em Oeiras, no Sul do Piauí, durante a Operação Mão de Ferro 2, deflagrada para combater crimes cibernéticos praticados por um grupo criminoso com atuação nacional. O jovem é suspeito de integrar uma rede virtual que promovia apologia ao nazismo, incitação à automutilação e suicídio entre crianças e adolescentes, especialmente meninas.

O mandado contra o adolescente foi cumprido no dia 20 de maio, uma semana antes da ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com as polícias civis de 13 estados, ser oficialmente deflagrada nesta terça-feira (27).

De acordo com o delegado Yan Brayner, diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí (PCPI), o conteúdo encontrado no celular do jovem revelou indícios claros de sua participação nas atividades do grupo. “A análise mostrou não apenas envolvimento nos crimes investigados, como também participação em fraudes, como clonagem de cartões, e presença ativa em grupos extremistas nas redes Discord, Telegram e Instagram”, afirmou o delegado.

O material apreendido foi encaminhado ao Ministério Público, que decidirá se o adolescente será submetido a medidas socioeducativas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Grupo tinha atuação nacional e era liderado por adolescente de 15 anos

Além de Oeiras, a operação cumpriu mandados em outros 12 estados, com foco na desarticulação do grupo criminoso, que operava principalmente na internet. As investigações apontam que o líder da organização seria um adolescente de apenas 15 anos, apreendido no estado do Mato Grosso.

  • O grupo promovia, de forma coordenada, crimes como:
  • Incitação à automutilação e suicídio;
  • Perseguição e ameaças online;
  • Apologia ao nazismo;
  • Compartilhamento de material de abuso sexual infantil;
  • Invasão de sistemas e bancos de dados públicos.

A Operação Mão de Ferro 2 reforça a atenção das autoridades para os riscos da atuação de grupos extremistas nas redes sociais e o uso da internet como ambiente para práticas criminosas que afetam diretamente a saúde mental e a segurança de jovens em todo o país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias