Sábado, 14 de Junho de 2025
22°C 28°C
Oeiras, PI
Publicidade

Projeto de Ciro Nogueira que garante acesso de cães de assistência é aprovado

O texto reconhece oficialmente os cães de assistência como fundamentais à autonomia e à inclusão social dessas pessoas

Pablo Carvalho
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
30/05/2025 às 13h39
Projeto de Ciro Nogueira que garante acesso de cães de assistência é aprovado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal aprovou o projeto de lei do senador Ciro Nogueira (Progressistas/PI) que garante o direito de pessoas com deficiência ou com condição de saúde grave de estarem acompanhadas por cães de assistência em meios de transporte públicos e privados em todo o país. 

O texto reconhece oficialmente os cães de assistência como fundamentais à autonomia e à inclusão social dessas pessoas, equiparando seus direitos aos já garantidos aos cães-guia pela legislação atual. O projeto ainda determina que impedir ou dificultar o acesso desses animais será considerado prática de discriminação, sujeita à penalidade de multa. 

Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI

Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco

Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco

Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV

Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco

“A legislação brasileira reconhece apenas o cão-guia. Os demais cães de assistência ainda vivem à margem da lei. Nosso projeto corrige essa omissão histórica e responde a uma necessidade real, como vimos recentemente no caso do cão Tedy, impedido de embarcar em um voo com uma criança autista por falta de respaldo legal”, afirmou Ciro Nogueira. 

O projeto define o cão de assistência como aquele treinado para realizar tarefas que reduzem barreiras à participação social da pessoa com deficiência ou condição de saúde grave. A proposta também classifica os animais em seis categorias, incluindo cão-guia, cão-ouvinte e cão de assistência psiquiátrica.  

Com a aprovação na CDH, o projeto segue agora para análise no Plenário do Senado, se aprovado seguirá para sanção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias