A investigação sobre as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social pode ter chegado a uma espécie de "Mensalão do INSS”, envolvendo o repasse mensal de valores a parlamentares por associações ligadas ao esquema. A apuração foi feita pela BandNews.
Segundo fontes, ao menos 15 políticos — entre senadores e deputados — estariam recebendo uma mesada média de R$ 50 mil para facilitar o acesso dessas entidades a informações privilegiadas. Os envolvidos pertencem a partidos de diferentes espectros ideológicos, tanto da direita quanto da esquerda.
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
De acordo com a apuração, a atuação desses políticos ia além do apoio institucional. Eles teriam indicado pessoas de confiança para cargos estratégicos dentro do INSS e intermediado reuniões entre representantes das associações e a cúpula do instituto. O objetivo seria pressionar os gestores e, por meio de subornos, permitir que as associações tivessem acesso a dados sensíveis, como CPF, endereço e nome completo de aposentados.
Com essas informações em mãos, as associações envolvidas no esquema conseguiam aplicar os golpes já denunciados anteriormente.
Integrantes dessas entidades, segundo investigadores, já sinalizaram que pretendem colaborar com a Polícia Federal e revelar os nomes dos políticos envolvidos assim que forem oficialmente convocados a depor.