Sábado, 14 de Junho de 2025
22°C 28°C
Oeiras, PI
Publicidade

Ministério Público aperta o cerco contra a gestão de S. Miguel do Fidalgo por descumprimento do controle de animais nas ruas

Gestão de São Miguel do Fidalgo na mira da Promotoria de Justiça de Oeiras por omissão na criação de Centro de Controle de Zoonoses e proliferação de animais soltos.

Pablo Carvalho
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
10/06/2025 às 06h18 Atualizada em 10/06/2025 às 06h28
Ministério Público aperta o cerco contra a gestão de S. Miguel do Fidalgo por descumprimento do controle de animais nas ruas

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Promotora de Justiça Emmanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo, instaurou o Procedimento Administrativo nº 15/2025 para acompanhar o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente à criação de um Centro de Controle de Zoonoses ou instalações análogas em São Miguel do Fidalgo/PI. A medida visa fiscalizar a vigilância, prevenção e controle de zoonoses, incluindo acidentes com animais peçonhentos e venenosos, e critica a gestão municipal pelo aparente descumprimento do acordo anterior.

O procedimento, que tem como base o Inquérito Civil nº 54/2019 e o Processo nº 0802943-83.2023.8.18.0030, foi motivado pela necessidade de garantir a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, conforme as funções institucionais do Ministério Público. A Promotora Emmanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo ressalta que o Procedimento Administrativo é o instrumento adequado para fiscalizar, de forma continuada, políticas públicas e apurar fatos que demandem a tutela de interesses indisponíveis.

Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI

Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco

Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco

Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV

Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco

A instauração do procedimento busca coletar informações, documentos, depoimentos, perícias e outras provas para verificar o (des)cumprimento do TAC por parte da prefeitura de São Miguel do Fidalgo. O Ministério Público está atuando para garantir que a gestão municipal efetive as ações necessárias para o controle de zoonoses, especialmente o controle de animais soltos nas ruas, que representam um risco à saúde pública e à segurança da população.

Entre as primeiras determinações do procedimento, está a comunicação da instauração ao Conselho Superior do Ministério Público e ao Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA). Além disso, foi solicitada, com urgência, uma manifestação do CAOMA sobre a viabilidade técnica para a celebração de um aditivo ao TAC, considerando as mudanças sugeridas pela municipalidade, com o objetivo de auxiliar na confecção de uma nova minuta do acordo, caso necessário.

A Promotora Emmanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo enfatiza a importância da criação e funcionamento efetivo de um Centro de Controle de Zoonoses para proteger a comunidade de São Miguel do Fidalgo contra doenças transmitidas por animais e acidentes. O Ministério Público permanecerá vigilante para assegurar que as obrigações assumidas no TAC sejam integralmente cumpridas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias