Quarta, 16 de Julho de 2025
21°C 35°C
Oeiras, PI
Publicidade

Israel ataca instalações nucleares no Irã e mata os 2 principais líderes militares do país

'Estamos em um momento decisivo na história de Israel', disse Netanyahu.

Pablo Carvalho
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
13/06/2025 às 05h41
Israel ataca instalações nucleares no Irã e mata os 2 principais líderes militares do país

As Forças de Defesa de Israel realizaram um ataque no Irã na madrugada de sexta-feira (13), noite de quinta-feira (12) no horário de Brasília. O bombardeio mirou infraestruturas nucleares iraninas. Teerã prometeu responder ao ataque.

A TV estatal do Irã disse que o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, e o chefe das Forças Armadas do país, Mohammad Bagheri, morreram nos ataques. Dois cientistas nucleares também foram mortos.

Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI

Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco

Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco

Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV

Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco

Mais tarde, Israel afirmou que o Irã lançou mais de 100 drones contra o território isralense. A população foi orientada a permanecer próxima de abrigos e evitar áreas abertas.

Veja a seguir um resumo do que aconteceu:

  • Israel lançou um ataques contra vários alvos nucleares do Irã.
  • O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o programa nuclear iraniano é uma ameaça para Israel.
  • Netanyahu disse ainda que o Irã está muito próximo de conseguir uma arma nuclear. Segundo ele, Israel não vai deixar que isso aconteça.
  • Após lançar os ataques, Israel declarou emergência e fechou seu espaço aéreo.
  • A mídia estatal iraniana acusou Israel de lançar ataques contra áreas residenciais. Várias cidades do país foram atacadas.
  • Há registro de mortes de altas autoridades militares do Irã.
  • O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, prometeu uma resposta ao ataque. Momentos depois, Israel disse que drones iranianos foram lançados contra o país.
  • Um porta-voz dos militares iranianos afirmou que Israel e Estados Unidos vão pagar caro pela operação.
  • Os EUA declararam que foram comunicados da operação isralense, mas negaram qualquer envolvimento.

Ataques

Israel promete retaliação "surpreendente" ao ataque do Irã | CNN Brasil

Pouco após Israel lançar o bombardeio contra o Irã, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, divulgou um pronunciamento gravado com antecedência.

"Estamos em um momento decisivo na história de Israel", disse.

Em seu discurso, Netanyahu afirmou que o principal alvo é a usina iraniana de Natanz, considerada "o coração do programa de enriquecimento" de urânio.

O primeiro-ministro disse que a operação militar tem como objetivo deter "a ameaça iraniana à própria sobrevivência de Israel" e que os ataques continuarão "por quantos dias forem necessários".

Os ataques desta noite têm "dezenas" de alvos em todo o Irã, segundo Tel Aviv.

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, declarou estado de emergência no país e afirmou que o espaço aéreo israelense foi fechado como medida para evitar ataques retaliatórios.

"Há poucos instantes, dezenas de jatos da IAF (Força Aérea Israelense) completaram a primeira fase que incluiu ataques a dezenas de alvos militares, incluindo alvos nucleares em diferentes áreas do Irã", disseram as Forças de Defesa de Israel, em comunicado.

Os EUA não tiveram envolvimento na operação, segundo o secretário de Estado americano, Marco Rubio. O ataque acontece em meio a crescentes tensões entre os dois países e ao desenvolvimento do programa nuclear iraniano.

Segundo um oficial das Forças de Defesa de Israel, o Irã possui urânio suficiente para construir ogivas nucleares em questão de dias, e o regime iraniano está em um estágio avançado de um programa nuclear secreto para desenvolver uma bomba.

Segundo os israelenses, o programa nuclear iraniano constitui uma ameaça à existência de Israel.

As autoridades iranianas suspenderam todos os voos partindo e com destino ao aeroporto de Teerã. Segundo a Reuters, o governo iraniano conduz uma reunião de emergência momentos após o ataque.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias