Princípio de incêndio atinge escola em São João da Varjota; Prefeitura esclarece que não houve danos maiores
Na manhã desta segunda-feira (17), um princípio de incêndio assustou alunos e funcionários da Unidade Escolar São João Batista, localizada no município de São João da Varjota. O fogo teve início na caixa externa do medidor de energia elétrica da escola e, segundo informações da Prefeitura Municipal, foi rapidamente contido graças à ação ágil dos profissionais da instituição e de populares que estavam próximos ao local.
De acordo com a nota oficial divulgada pela Prefeitura, o fogo atingiu apenas a caixa do contador de energia, sendo controlado com o uso de um extintor de incêndio disponibilizado previamente pelo município. Não houve registro de danos estruturais no prédio nem feridos graves.
Todas as crianças foram imediatamente evacuadas por uma das três saídas de emergência da escola — localizada no lado oposto ao foco do incêndio. Ainda conforme a Prefeitura, algumas crianças chegaram a entrar em pânico, mas foram prontamente acolhidas e monitoradas pelos profissionais presentes, garantindo a segurança e o bem-estar dos alunos.
A Defesa Civil do município foi acionada e acompanhou de perto toda a situação. A área afetada foi isolada e o prédio foi totalmente evacuado como medida preventiva. Os agentes permaneceram no local até garantir a completa segurança da comunidade escolar e já iniciaram os procedimentos técnicos para apurar as causas do incidente.
A redação do Portal Oeiras em Foco também apurou que algumas crianças foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras, com o objetivo de verificar se havia qualquer alteração na saúde em decorrência do susto ou por possibilidade de inalação de fumaça. Após atendimento médico, todas foram diagnosticadas sem qualquer anormalidade e liberadas.
A Prefeitura de São João da Varjota reforçou que a parte elétrica interna da escola foi completamente renovada recentemente, com uso de materiais de alta qualidade e mão de obra especializada. Um técnico contratado pelo município realizou uma inspeção e apontou que o princípio de incêndio teria sido causado por uma sobrecarga na rede elétrica externa — fora da estrutura da escola.
Até o fechamento desta matéria, a redação do Portal Oeiras em Foco não obteve retorno do 14º Batalhão de Polícia Militar, que também teria sido acionado durante o ocorrido.
Veja a nota da envidada pela Prefeitura de São João da Varjota: