Quarta, 16 de Julho de 2025
21°C 35°C
Oeiras, PI
Publicidade

Botafogo encerra jejum de vitórias sul-americanas sobre europeus

Após 12 anos e meio do título do Corinthians sobre o Chelsea, coube ao Alvinegro encerrar o maior período de hegemonia de equipes do Velho Continente sobre as da América do Sul em torneios oficiais.

Pablo Carvalho
Por: Pablo Carvalho Fonte: GE
20/06/2025 às 05h53
Botafogo encerra jejum de vitórias sul-americanas sobre europeus

A Copa do Mundo de Clubes 2025 vai destruindo um tabu após o outro. Os europeus não perdiam um jogo em Mundiais desde 2012, quando o Corinthians bateu o Chelsea e ficou com a taça. Mais cedo, nesta quarta-feira, o Inter Miami impôs a primeira derrota de uma equipe do Velho Continente a um representante da América do Norte ao virar o jogo contra o Porto (2 a 1) e encerrar essa invencibilidade de 12 anos e meio.

Com muita luta, o Botafogo, atual campeão da Libertadores, deu fim também ao jejum sul-americano em jogos oficiais diante de europeus: 1 a 0 contra o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, gol de Igor Jesus.

Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI

Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco

Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco

Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV

Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco

Desde 1960, quando os times da Europa e da América do Sul começaram a se enfrentar em jogos oficiais valendo títulos mundiais, o período de 2012 a 2025 foi o maior sem triunfos sul-americanos. Antes do jejum atual, a pior seca da América do Sul em torneios do tipo havia sido entre 1994 e 2000. Por outro lado, a melhor sequência do continente durou de 1977 a 1984, incluindo títulos de Flamengo (1981) e Grêmio (1983).

Depois do título do Corinthians, de Cássio e Paolo Guerrero, em 2012, foram nove partidas de invencibilidade europeia até a vitória do Botafogo nesta quinta-feira, incluindo os empates desta edição entre Palmeiras e Porto (0 a 0), Boca Juniors e Benfica (2 a 2) e Fluminense e Borussia Dortmund (0 a 0). As seis derrotas foram impostas nas finais dos Mundiais organizados pela Fifa:

Ainda há confrontos programados de sul-americanos contra europeus na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes. Dois jogos estão marcados para essa sexta-feira: Flamengo x Chelsea e Boca Juniors x Bayern de Munique. Na próxima segunda, o Botafogo, responsável pelo fim do tabu, enfrenta o Atlético de Madrid, e, na quarta que vem, o River Plate terá a Internazionale pela frente.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias