Quarta, 16 de Julho de 2025
21°C 35°C
Oeiras, PI
Publicidade

Justiça anula eleição da Câmara de São Miguel do Fidalgo e determina nova eleição em até 15 dias

A eleição deve ter participação garantida de todos os partidos e sob pena de multa

Pablo Carvalho
Por: Pablo Carvalho Fonte: Porta Integração
24/06/2025 às 19h25 Atualizada em 24/06/2025 às 19h54
Justiça anula eleição da Câmara de São Miguel do Fidalgo e determina nova eleição em até 15 dias
Atual presidente da Câmara, vereador Benedito Barbosa (Foto: Oeiras em Foco)

A Justiça do Piauí anulou a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Miguel do Fidalgo referente ao biênio 2025-2026, após identificar violação ao princípio da proporcionalidade partidária. A sentença, assinada pelo juiz da 2ª Vara da Comarca de Oeiras, foi publicada nesta terça-feira, 24 de junho, no âmbito do Processo nº 0800363-12.2025.8.18.0030.

O mandado de segurança com pedido liminar foi impetrado pelo Partido Social Democrático (PSD) e outros parlamentares, que contestaram a legalidade do pleito ocorrido em 1º de janeiro de 2025. Segundo os impetrantes, a composição da Mesa não respeitou a proporcionalidade entre as representações partidárias, conforme estabelece o artigo 58, §1º da Constituição Federal e o Regimento Interno da Casa Legislativa.

Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI

Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco

Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco

Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV

Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco

Na defesa apresentada, o então presidente da Câmara, vereador Benedito Barbosa de Sousa, alegou que o processo eleitoral interno foi conduzido dentro da legalidade, com o registro de duas chapas concorrentes. Entretanto, a decisão judicial evidenciou que todos os membros eleitos pertencem ao mesmo partido político — o que configura afronta ao princípio de representatividade exigido pela Constituição.

Diante da constatação, o magistrado determinou a anulação da eleição e de todos os seus efeitos, exigindo a publicação de um novo edital e a realização de nova eleição da Mesa Diretora. A decisão prevê a convocação formal dos partidos de oposição e o respeito à proporcionalidade partidária.

Além disso, o juiz concedeu tutela de urgência, determinando que a nova eleição ocorra no prazo máximo de 15 dias. O descumprimento da medida implicará em multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 20 mil.

A sentença não fixou honorários advocatícios e prevê duplo grau de jurisdição, o que significa que o caso será submetido automaticamente à análise do Tribunal de Justiça do Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias