O senador Ciro Nogueira (Progressistas) participou de um grande encontro com prefeitos na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), zona Sul de Teresina, onde discutiram a PEC 12/2022.
A proposta é um pedido antigo de todos os prefeitos. Segundo o texto original, o presidente da República e os governadores que forem eleitos em 2026 ainda poderão tentar um novo mandato, desde que não estejam em exercício consecutivo. No entanto, a partir de 2028, a reeleição para prefeitos será proibida; já para governadores e presidentes, essa restrição passará a valer a partir de 2030.
Ciro Nogueira decidiu abraçar a proposta em favor dos prefeitos. O parlamentar quer garantir que prefeitos eleitos em 2024, independente de estarem no primeiro mandato ou reeleitos, estejam aptos para concorrer às eleições em 2028.
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
“O Senado está discutindo a mudança das regras eleitorais e nós temos uma decisão de encerrar o ciclo de reeleições no país. Temos uma proposta de unificar essas eleições com a oportunidade de todos os candidatos poderes ser candidatos, já que é a última reeleição. Nós precisamos debater esse tema”, afirmou Ciro.
A proposta foi debatida já na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que já aprovou a proposta de emenda à Constituição. Agora deve ter uma nova discussão e ser levada para plenário.