Ipiranga do Piauí vive dias de apreensão com a possibilidade de cancelamento da programação oficial da tradicional Semana da Juventude. A incerteza gerou preocupação, especialmente entre os barraqueiros que já haviam se cadastrado e adquirido produtos para comercialização, temendo grandes prejuízos e entraram em contato com a nossa redação, preocupados com a possibilidade.
Diante da situação, a redação do portal Oeiras em Foco apurou que o Prefeito de Ipiranga do Piauí, Helvis Ramos, está empenhado em reverter o possível cancelamento. Na noite desta terça-feira (01), uma reunião foi realizada com autoridades locais e organizadores do evento para debater o assunto. A agenda do prefeito inclui um encontro com o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) nesta quarta-feira (02) para tratar da questão.
Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco
Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco
Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV
Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco
A preocupação com a realização do evento surge após o Promotor de Justiça de Inhuma, Jessé Mineiro de Abreu, emitir a Recomendação nº 22/2025 em 7 de maio de 2025. A recomendação é direcionada ao Prefeito de Ipiranga do Piauí, Sr. Francisco Elvis Ramos Vieira, e sugere a suspensão da contratação de bandas que impliquem elevados gastos públicos. O motivo é a situação de emergência declarada pelo Decreto nº 23.699/2025 do Governo do Estado do Piauí, que afetou 129 municípios devido à seca, incluindo Inhuma e Ipiranga do Piauí.
Além da suspensão das contratações, o documento do Ministério Público também sugere que sejam tomadas as providências necessárias para a devolução aos cofres municipais de eventuais pagamentos já realizados aos artistas. O descumprimento da recomendação poderá acarretar a responsabilização dos infratores e a promoção de ações cabíveis pelo Ministério Público, sem prejuízo das medidas de defesa do patrimônio público.
Além disso, o promotor considera que a prestação de serviços essenciais deve ter prioridade sobre eventos festivos, sendo desarrazoado realizar celebrações em contexto de precariedade e emergência pública. A recomendação também cita decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) que alertam sobre a ilegitimidade de despesas vultosas com eventos festivos em detrimento de serviços públicos essenciais.
A população, comerciantes e organizadores aguardam o resultado da reunião entre o Prefeito Helves Ramos e o MP-PI para saber o futuro da Semana da Juventude de Ipiranga do Piauí.