Quarta, 16 de Julho de 2025
21°C 35°C
Oeiras, PI
Publicidade

Pacientes denunciam que Prefeitura de Oeiras suspendeu casa de apoio em Teresina

Prefeitura nega suspensão do serviço e diz que triagem foi apenas ajustada.

Pablo Carvalho
Por: Pablo Carvalho Fonte: Redação Oeiras em Foco
03/07/2025 às 11h22 Atualizada em 03/07/2025 às 11h32
Pacientes denunciam que Prefeitura de Oeiras suspendeu casa de apoio em Teresina

Pacientes de Oeiras que dependem do transporte disponibilizado pela prefeitura para realizar tratamentos médicos em Teresina denunciam a suspensão do acesso à casa de apoio, que funcionava na pensão do Jacirol, na capital Teresina.

O serviço, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, é considerado essencial para crianças, gestantes de alto risco, idosos e pacientes oncológicos — muitos deles sem condições financeiras para alimentação e hospedagem na capital.

Vários paciente relataram o caso, mas não quiseram se identificar, temendo retaliações. Uma paciente que esteve em Teresina na última terça-feira (01),  relatou que a situação vem se repetindo há cerca de um mês.

“Eles suspenderam a casa de apoio. Isso é um absurdo. A gente termina a consulta e precisa esperar horas nos corredores dos hospitais até todos serem atendidos, sem café, sem almoço. Tem gente que vai pra Teresina e não tem nem o que comer”, relatou a mesma que preferiu não se indentificar.

Compartilhe no WhatsApp CLICANDO AQUI

Siga nosso Instagram clicando no link @oeirasemfoco

Siga no Fan Page clicando no link /oeirasemfoco

Siga no YouTube clicando no link Oeiras em Foco TV

Siga nosso Twitter clicando no link https://twitter.com/oeirasemfoco

Já a paciente Kelly Lopes, afirmou que as vans continuam saindo de Oeiras de segunda a sexta-feira com os pacientes, mas agora sem qualquer estrutura de acolhimento.

“Isso não atinge só uma ou duas pessoas. São idosos, grávidas, pessoas com câncer que dependem do serviço. E o pior é que muitos vão sem um real no bolso”, lamenta.

A denúncia contrasta com o discurso de campanha do prefeito dr. Hailton Alves, que prometia a humanização da saúde como um dos pilares da sua gestão. A secretária municipal de saúde, Roberta Alves, também é alvo de críticas pela condução das políticas públicas da pasta.

O que diz a secretaria de saúde de Oeiras

Procurada pela redação do portal Oeiras em Foco, a Secretaria Municipal de Saúde negou a suspensão do serviço e informou, por meio de nota, que a casa de apoio segue funcionando normalmente. Segundo a pasta, o que houve foi uma triagem mais criteriosa, com prioridade para quem realmente necessita, conforme critérios técnicos estabelecidos.

A secretaria reforça que tem compromisso com o bem-estar dos pacientes e alerta para os riscos da disseminação de informações falsas nas redes sociais.

Veja a nota enviada ao nosso portal na íntegra:

Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras
quinta-feira, 3 de julho de 2025

A Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras esclarece que é falsa a informação que circula sobre o fechamento da pensão do Jacirol, em Teresina, que acolhe os pacientes oeirenses em tratamento de saúde na capital.

Reafirmamos o compromisso da gestão do prefeito dr. Hailton Alves com a continuidade e o pleno funcionamento desse importante serviço de apoio, que garante dignidade, acolhimento e cuidado aos nossos cidadãos durante o período de tratamento fora do domicílio.

Informamos ainda que, com responsabilidade e transparência, a triagem para acesso à pensão passou a ser mais criteriosa, a fim de atender prioritariamente quem realmente necessita do acolhimento, respeitando os critérios estabelecidos.

Aproveitamos para alertar a população que a propagação de fake news nas redes sociais é crime previsto em lei e causa prejuízos diretos à população oeirense, ao gerar desinformação, insegurança e dúvidas sobre serviços essenciais.

Nosso objetivo é garantir que a pensão continue cumprindo sua função social, sempre com compromisso firme com a saúde e o bem-estar da população de Oeiras.

Contamos com a compreensão e o apoio de todos e seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos por meio do contato: (89) 99471-4474 (setor de regulação).

Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras
prefeitura de Oeiras – um novo tempo, uma nova história

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias